TAG- Transtorno de Ansiedade Generalizada
É caracterizado por sintomas de ansiedade presentes na maior parte do tempo, o indivíduo constantemente preocupado, apreensivo de uma forma excessiva em vários tipos de situações, presente em todas as áreas da vida.
A TAG é diferente de uma simples preocupação, a pessoa com TAG se sente constantemente ameaçada e apreensiva.
O indivíduo junto com a preocupação, apresenta inquietude, dificuldade de concentração, irritabilidade, insônia e sintomas fisiológicos como, tensão muscular, cansaço excessivo, dor ou aperto no peito, aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, aumento do suor, tremores nas mãos ou outras partes do corpo, boca seca e náusea.
Os transtornos de ansiedade vêm se configurando como um dos principais problemas da atualidade, devido aos constantes avanços tecnológicos, pressões de ordem social, econômica, dentre outros fatores.
A psicopatologia é resultante de significados mal adaptativos que o sujeito constrói em relação a si, ao contexto ambiental (experiência) e ao futuro (objetivos), que juntos formam a tríade cognitiva. Na ansiedade, a visão de si é vista como inadequada (devido a recursos deficientes), o contexto é considerado perigoso e o futuro parece incerto.
A pessoa ansiosa cria imagens fortes o suficiente para induzir sintomas fisiológicos de ansiedade. Na distorção dos acontecimentos inofensivos, o sujeito ansioso exagera o potencial de dano e tem pensamentos ou imagens recorrentes de prejuízo físico ou psicológico.
A terapia cognitivo-comportamental vem mostrando resultados positivos no tratamento da ansiedade, e tem por objetivo reduzir a ansiedade ao ensinar o paciente a identificar, avaliar, controlar e modificar seus pensamentos negativos relacionados à noção de perigos e comportamentos associados. Um grande número de técnicas cognitivas e comportamentais é utilizado para esse fim.
Taiane Ruiz
Psicóloga clínica- CRP:06/146715