Para se caracterizar como Transtorno Depressivo, o paciente tem que apresentar um humor deprimido ou perda do interesse ou prazer na maior parte do dia, quase todos os dias, em todas as atividades ou quase todas as atividades, além de outros sintomas descritos no DSM V, no período maior de duas semanas.
Humor deprimido: Caracterizado por sentimento de desesperança, a pessoa passa a acreditar que qualquer esforço ou qualquer tentativa de mudança serão em vão, que não conseguirá os resultados almejados, uma tendência maior para o negativismo, pessimismo e uma tristeza acentuada.
É importante buscar tratamento psicológico e psiquiátrico. As manifestações emocionais e comportamentais da depressão são produzidas e mantidas por uma avaliação negativa do ambiente e de si próprio, nas interpretações de experiências e visão negativista do futuro.
Os erros cognitivos preservam a crença do indivíduo na validade de seus conceitos negativistas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o grau de incapacidade devido aos transtornos depressivos é maior do que em outras doenças crônicas e decorrentes.
Taiane Ruiz
Psicóloga clínica- CRP: 06/146715