Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Desenvolvida por Aaron T.Beck, na década de 60, uma psicoterapia breve, estruturada, voltada para o momento atual da vida do paciente, direcionada a resolver problemas atuais por meio da modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. Dentro da psicologia temos diversas abordagens. Na terapia cognitivo-comportamental compreende-se que o indivíduo sente e se comporta a partir de como ele pensa diante de uma situação e esses pensamentos podem estar distorcidos.

As crenças a respeito de si, do mundo e futuro estando distorcidos causam sofrimento. A TCC é voltada para ação, para as crenças e esses pensamentos que estão distorcidos. Focada no aqui e agora, as questões do passado podem ser trabalhadas, mas o foco é: Por que no aqui e agora essas questões do passado estão presentes? Com foco nos problemas atuais, o trabalho da TCC é em conjunto com o paciente, com o acolhimento e a psicoeducação o paciente ganha recursos durante o processo terapêutico. A terapia cognitivo-comportamental realizada em clínica pela psicóloga, trabalha no tratamento de ansiedade, depressão, fobias, transtornos de personalidade, transtornos alimentares, entre outros, com crianças, adolescentes e adultos.

As pesquisas vem revelando cada vez mais a sua eficácia no tratamento de diversos transtornos mentais, a TCC também trabalha com questões emocionais, dificuldades cotidianas, dificuldades na resolução de problemas, no autoconhecimento e promovendo a autonomia.